Pesquise

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Saiba Mais Sobre os Alimentos: Ervilha

Originária da Ásia e da Europa, a ervilheira (Pisum sativum) é uma trepadeira da família das fabáceas, as que produzem os frutos na forma de vagens, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico.

Os grãos podem ser consumidos frescos ou secos. Para consumi-los frescos, basta apanhar as vagens verdes, abri-las, retirar os grãos, lavá-los e cozinhá-los. Para guardá-los, porém, é necessário colhê-los maduros e secá-los, o que

geralmente ocorre ao sol. Quando se quer ou se necessita consumi-los, basta lavá-los e cozinhá-los, como ocorre com o feijão e a lentilha.

No Brasil, o cultivo de ervilha ainda não é expressivo, mas já foi muito inferior. As únicas variedades cultivadas são a torta, para comer na forma de vagem fresca, e a de debulhar, que consiste de vagens roliças e sementes redondas e verdes. A ervilha de debulhar, da qual se aproveitam somente os grãos, é mais cultivada em países da Europa, porque os grãos secos podem ser conservados por muitos meses e garantem um alimento gostoso e ao mesmo tempo nutritivo durante o período frio do ano. Embora os grãos desta variedade possam ser consumidos também frescos, a maioria é vendida seca.

Sem a película que a recobre, a ervilha cozinha mais rapidamente. Mas as secas com a película podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, embora sejam mais usadas para conservas.

Alimento rico em proteínas e vitaminas do complexo B, a ervilha é um dos grãos servidos com o arroz pelos indianos vegetarianos.

Na cozinha, presta-se ao preparo de grande variedade de pratos, entre os quais se sobressaem purês, sopas, suflês e bolinhos. O grão combina, enfim, com ervas como o louro, o tomilho, a hortelã, o alecrim e a salsa.

COMO SE ESCOLHE
Ervilhas partidas podem ser adquiridas no supermercado, nas mercearias de produtos
naturais e em mercados municipais. Ervilhas secas inteiras para se preparar em
casa são mais raras, mas podem ser encontradas em boxes de grãos em mercados
municipais. Ou já cozidas e enlatadas. Confira a cor dos grãos secos, que não pode ser
amarelada. Ervilhas novas são verde-vivas. Veja se não há pó no fundo da embalagem nem grãos furados, pois pode ser sinal da presença de carunchos.
Deve ter ainda informação sobre o prazo de validade. Ervilhas frescas podem ser
compradas nas vagens ou já debulhadas em feiras livres.

COMO SE PREPARA
Grãos partidos, quando novos, não precisam ficar de molho, a não ser que estejam muito desidratados ou se quiser apressar o cozimento. Se não, cozinhe por pouco tempo em panela sem pressão — leva 5 a 10 min, dependendo do ponto que se deseja e da idade do grão. Diferente das ervilhas com pele, que ficam duras quando cozidas com sal, as peladas podem receber sal ao cozinhar, já que são as peles que reagem com o sal. Para cozinhar as ervilhas secas com pele, deixe-as de molho por 6 horas.
Demoram mais para cozinhar do que as peladas. Use panela comum, pois as peles podem entupir a válvula da de pressão. Leva de uma a duas horas.

SAÚDE

É bom para

Regular o intestino, porque sua polpa tem grande quantidade de fibras solúveis, como pectinas e mucilagens, muito importantes também ao controle do colesterol.

É ruim para

Pessoas em regime de emagrecimetuo -— estas devem consumir com cautela as ervilhas secas, de preferência sem óleo, pelo fato de ser um alimento bastante rico em carboidratos.
FICHA TÉCNICA 
100 g de ervilhas secas contêm: 


Calorias - 341
Proteínas - 24,6 g
Carboidr. - 59,9 g
Gordura - 1,16 g
Vit. B1 - 0,726 mg
Vit. B2 - 0,215 mg
Vit. B6 - 0,174 mg
Niacina - 2,89 mg
Folacina - 274 mcg
Ác. pant - 1,76 mg
Cálcio - 54,8 mg
Cobre - 0,868 mg
Ferro - 4,43 mg
Magnésio - 115 mg
Fósforo - 366 mg
Potássio - 981 mg
Sódio - 15 mg
Zinco - 3,01 mg

MINHA RECEITA

CREPE AUX PETITS-POIS (foto acima)

INGREDIENTES
(para 4 porções): 


1/2 xíc. de farinha de trigo,
1 col. (chá) de sal,
1 ovo,
1/2 xíc. de leite,
2 col. (sopa) de manteiga,
1 xíc. de ervilha cozida,
1 col. (sopa) de limão e 2 de hortelã,
1/2 xíc. de parmesão ralado,
3 col. (sopa) de creme de leite fresco,
1 alho,
2 col. (sopa) de azeite.

MODO DE PREPARO:


Numa tigela, peneire farinha com metade do sal. Faça uma cavidade no centro e junte ovo. Aos poucos e mexendo, ponha leite. Bata até a massa ficar homogênea e reserve por 10 min. Aqueça frigideira antiaderente de 21 cm de diâmetro, tire do fogo, unte com 2 col. (chá) de manteiga e despeje 3 col. (sopa) da massa. Balance de um lado e do outro, para mistura cobrir o fundo. Volte ao fogo e cozinhe por 1 min. Ao surgirem bolhas, vire panqueca e cozinhe do outro lado por 30 segundos. Transfira-a a um prato. Repita até a massa acabar. Reserve. Amasse ervilha e junte limão, hortelã, parmesão, creme de leite, alho, o azeite e o sal restante. Sirva com crepe e o molho que preferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário